26/01/2016 / Fonte: DR. EDUARDO M. OTANI

Diferença entre Gripe e Resfriado

Embora os sintomas sejam semelhantes, a gripe tem sintomas bem mais intensos.

A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas.

Gripe: Os sintomas aparecem subitamente, a pessoa obrigatoriamente tem febre que não ocorre em picos isolados e ultrapassa 38,5º, às vezes chegando aos 40º. Quem está com gripe fica vários dias com febre e tem um comprometimento geral importante. Dores no corpo, popularmente descritas como quebradeira, sensação de mal-estar muito intensa, cabeça levemente torporosa comprometem a atividade física e intelectual. 

Resfriado: Os sintomas aparecem gradualmente, é uma infecção branda das vias aéreas, a febre é pouco comum em adultos, crianças podem apresentar temperatura, porem baixa, dores pelo corpo e na cabeça são raras, a pessoa pode sentir um mal estar, tosse, coriza e rouquidão, que levam alguns dias para melhorar, mas nada que a deixe totalmente prostrada. 

Uma regra fácil que ajuda a distinguir uma da outra é, se a pessoa foi trabalhar apesar do nariz escorrendo, do peso na cabeça e da irritação na garganta, não está com gripe, está resfriada. A gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa e trabalhar.
Secondata web sistemas