20/03/2017 / Fonte: DR. EDUARDO M. OTANI

Mitos e soluções sobre o soluço

O soluço não tem hora para surgir, e muitas vezes acontece em momentos inapropriados, como reuniões ou durante um almoço em família. Quando uma crise começa é comum aparecer diversas dicas para acabar com o problema. Mas será que elas são realmente verdad
  1. levar susto melhora o soluço: Alguns casos podem melhorar, pois ao levar um susto a pessoa pode coordenar a respiração e voltar ao ritmo normal.
  2. tapar os ouvidos ajudar a acabar com o soluço: ele não age no mecanismo do soluço, por isso não vai adiantar em nada. Contudo, tentar fazer esforços que controlem o diafragma, como tossir, podem ajudar no problema.
  3. beber água com açúcar melhora o soluço: o açúcar não teria nenhuma influência para interromper o soluço, mas beber água de golinhos pode ritmar as contrações do diafragma e resolver o problema.
  4. Pressionar os joelhos dobrados contra o peito ajuda a acabar com o soluço: Em alguns casos de soluço a manobra vagal, que ajuda a regular a respiração e batimentos cardíacos, pode ajudar a interromper o problema.
  5. Prender a respiração por um minuto ajuda a acabar com o soluço:Ritmar a respiração, seja prendendo (não precisa ser 1 minuto) ou apenas coordenando pode ajudar a melhorar.
  6. Tomar água de ponta cabeça resolve o soluço: não existem evidências comprovadas dessa técnica e tentar tomar água de ponta cabeça pode causar um engasgo, podendo inclusive piorar o soluço.
  7.  Engolir miolo de pão ou gelo moído funciona contra as crises: \"Fazer deglutições repetidas e ritmadas (de qualquer alimento ou água, em pouca quantidade) pode ajudar a acabar com soluço.
  8. Colocar pedaço de linha úmida na testa do bebê ajuda a acabar com o soluço: Essa é maior simpatia de todos os tempos feita por avós e mães, porém não existe nenhuma comprovação científica.
Secondata web sistemas