04/04/2017 / Fonte: DR. EDUARDO M. OTANI

Tireoide engorda? Veja como essa glândula funciona no nosso corpo.

É muito comum ouvir por aí que a tireoide é a grande responsável pelo ganho ou pela perda de peso - quando funciona mal ou bem, respectivamente. Mas, a explicação se a tireoide realmente altera nosso peso não é tão simples quanto um \"sim\" ou \"não

A tireoide produz os hormônios T4 e T3 que são reguladores do nosso metabolismo, ou seja, da velocidade que nosso corpo funciona. Pois bem, quanto mais T4 ou T3 ou ambos, mais rápido o metabolismo irá ficar (hipertireoidismo) e de forma oposta, quanto menos T4 e/ou T3, mais lento o metabolismo tenderá a ser (hipotireoidismo).

Pois bem, peso é resultado das calorias que ingerimos menos as calorias que gastamos, se o corpo está com o metabolismo acelerado, teremos maior gasto, se está com o metabolismo mais lento, menor gasto. Logo, se uma pessoa está com hipotireoidismo ela fica com menor gasto e consequentemente e obrigatoriamente ganha peso, certo? Não, não é simples assim.

Tireoide sozinha não engorda nem emagrece ninguém

O metabolismo também é regulado de forma mais complexa por outros fatores como:

  • Outros hormônios, como o cortisol;
  • Quantidade de músculo que temos;
  • Horas de atividade física ao longo do dia.

Então, mesmo que a pessoa esteja com hipotireoidismo, tendendo a ter o metabolismo mais lento, se ela comer a quantidade correta e gastar exatamente esta quantidade, o problema na tireoide não a fará ganhar peso.

Uma das coisas que pode contribuir para o ganho de peso é que a hipotireoidismo está associado com sensação de cansaço e desânimo em algumas pessoas, o que faz com que realizar atividades físicas fique mais difícil. Com isso, menos gasto energético, mais chance de ganhar peso.

O mais importante, nos casos de hipotireoidismo, é que se faça o acompanhamento correto com seu médico de confiança, para que a dose do medicamento fique ajustada.

Secondata web sistemas